Gasóleo passa a custar quase 1,30 euros na próxima semana
Enquanto a gasolina não vai registar qualquer alteração, o preço do gasóleo vai voltar a aumentar na próxima semana, aproximando-se da marca dos 1,30 euros por litro. É o resultado da valorização das cotações deste derivado, num período marcado pela subida das cotações do petróleo nos mercados internacionais. Isto numa semana "negra" para a moeda única europeia.
O litro do gasóleo vai registar um agravamento de um cêntimo a partir da próxima semana. Este aumento vai colocar o preço de venda ao público nos postos de abastecimento das gasolineiras de referência do mercado nacional acima dos 1,30 euros. Actualmente, o "diesel" está a ser comercializado perto de 1,29 euros, pelo que aumentará para bem perto de 1,30 euros. A gasolina vai manter-se em torno dos 1,54 euros.
Este aumento do preço do "diesel", o combustível mais utilizado pelos consumidores nacionais, resulta da valorização da cotação média semanal deste derivado nos mercados internacionais acompanhando o comportamento do petróleo. Tanto o West Texas Intermediate, em Nova Iorque, como o Brent, em Londres, subiram. Avançaram ambos 4,5%.
O câmbio acabou por acentuar a tendência. Enquanto em dólares a cotação média do gasóleo aumentou de 529 para 532 dólares por tonelada métrica, subindo 0,65%, em euros, a valorização foi de 0,86%. Isto porque a moeda única afundou face à divisa dos EUA. O euro acumulou, esta semana, uma queda de 3,18% para 1,062 dólares.
fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/m