Combustíveis sobem até 2 cêntimos na próxima semana

Os combustíveis não param de subir. Abastecer o depósito volta a ficar mais caro a partir de segunda-feira, apurou o Económico.

A factura dos combustíveis volta a encarecer na próxima semana. Fontes do sector sondadas pelo Económico apontam para uma subida de preço tanto para o gasóleo como para a gasolina de até dois cêntimos por litro: "A evolução dos preços de venda ao público deverá registar aumentos de até dois cêntimos para ambos os combustíveis".

A contribuir para a subida dos preços está o aumento das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais, que acompanham o aumento do crude. A desvalorização do euro face à 'nota verde' também agrava a subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

Segundo dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a subida do preço da gasolina na próxima semana será a 13ª em 2015. Desde o início do ano o custo deste combustível só desceu por duas vezes. Já o gasóleo subiu este ano nove vezes e desceu seis. Os mesmos dados mostram que o preço da gasolina vale hoje mais 20,9 cêntimos que no início do ano e o do gasóleo custa mais 12,8 cêntimos do que na última semana de 2014.

O preço médio do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,497 euros, enquanto o gasóleo vale 1,233 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o oitavo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 13ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 20:45 | comentar | favorito