Combustíveis também subiram em força nos hipers

As deslocações diárias dos portugueses estão cada vez mais caras. Gasolina e gasóleo subiram esta semana em todos os postos do país.

Jumbo, Pingo Doce, Lidl e Intermarché seguem a tendência dos mercados internacionais e acompanham as subidas efectuadas pelas quatro maiores petrolíferas a operar em Portugal, segundo o site da DGEG.

Nos postos de combustível do Pingo Doce, o preço do litro da gasolina subiu, em média, 3,5 cêntimos, enquanto o gasóleo aumentou 3,7 cêntimos.

Lidl e Jumbo subiram o preço do gasóleo em 2,4 cêntimos. Já a gasolina aumentou 2,7 e 3,1 cêntimos, respectivamente.

O Intermarché também aumentou os preços. Aqui, o preço da gasolina encareceu 3,3 cêntimos, enquanto o gasóleo passou a custar mais 2,8 cêntimos que na semana passada.

Entre estas marcas, um litro de gasolina pode custar em média entre 1,508 euros no Jumbo e 1,534 euros no Intermarché. Já o gasóleo ronda os 1,367 no Jumbo e os 1,386 euros no Lidl.

Galp, BP, Cepsa e Repsol procederam igualmente a um aumento dos preços dos combustíveis esta semana. O gasóleo subiu em média três cêntimos por litro em todas as petrolíferas, enquanto a gasolina aumentou quatro cêntimos.

Contas feitas e o preço do litro da gasolina passou a valer 1,634 euros em todas as gasolineiras, enquanto o do gasóleo custa entre 1,484 euros na Cepsa e 1,489 na Repsol. Com as subidas desta semana, o preço do gasóleo avançou para o valor mais elevado de sempre, enquanto a gasolina está a 1,5 cêntimos do máximo histórico registado em Maio do ano passado.

Recorde-se que, na semana passada, as cotações da gasolina e do gasóleo no mercado europeu subiram 5 e 6%, respectivamente. Já o brent - que serve de referência para as importações portuguesas - subiu mais de 5%.

 

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 22:42 | comentar | favorito