"Concorrência entre as gasolineiras vai ser ainda mais agressiva em 2012"
O secretário-geral da APETRO, António Comprido, acredita que "vai usar-se menos carros. Já se sente isso nas estradas".
O IVA vai manter-se, sendo que o ISP deverá ser actualizado. Já não o era há uns anos, e a ideia que temos é que será revisto em 2012.
E quanto à evolução dos preços?
A curto prazo, haverá muita volatilidade. Há muitos factores que contribuem para a subida, mas a perspectiva de recessão, ou pelo menos de redução do crescimento, vai criar grande volatilidade nas cotações. Depois, a flutuação entre o euro e o dólar também acaba por ter uma influência muito significativa. Por isso, é de esperar alguma volatilidade.
E no longo prazo?
A tendência é para que os preços subam. Continua a prever-se um aumento da procura e isso é satisfeito, cada vez mais, com fontes de petróleo cada vez mais caras, em explorações "offshore" que têm custos de produção mais elevados como as do Brasil.
Este ano, a procura caiu bastante. Qual a sua perspectiva para 2012?
Em 2011 assistiu-se a uma queda dramática na procura por combustíveis, principalmente no gasóleo, tanto para aquecimento como rodoviário. As perspectivas para 2012, com as famílias e as empresas a enfrentarem maiores restrições, são de que a continue a diminuir. Prevejo que em 2012 a procura abrande ao ritmo de 2011.
As pessoas vão passar a utilizar menos os automóveis?
Vai usar-se menos carros. Já se sente isso nas estradas, e vê-se através das vendas de automóveis.
Gasolina ou gasóleo? Tendo em conta a proximidade dos preços de ambos, qual é a escolha acertada?
Há três factores importantes. O investimento inicial, o custo de condução e o de manutenção. Os carros a gasóleo são, à partida, mais caros. Se a pessoa fizer menos de 15 mil quilómetros por ano, dificilmente compensa a opção por este combustível. Agora, se estivermos a falar de alguém que faça vários milhares de quilómetros por ano, vale mais o carro a gasóleo do que o a gasolina.
Esta diferença mínima de preços vai-se manter?
É verdade que a diferença de preços entre os dois combustíveis já foi bem maior. Mas há uma grande volatilidade nos valores. Tendencialmente, e se nada fora do normal acontecer, o gasóleo tende a ficar mais caro no Inverno, por causa do aumento da procura para aquecimento, e a gasolina sobe no Verão, com a época de férias nos EUA.
Acha que haverá maior concorrência em 2012?
A concorrência já é visível. Há descontos sobre descontos Há uma concorrência feroz pelo volume de vendas. Num mercado em contracção, essa concorrência vai ser ainda mais agressiva. Todos querem manter os volumes.
fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/i