Combustíveis não devem mexer na próxima semana

Os preços de referência da gasolina e do gasóleo devem ficar inalterados na próxima semana.

Na próxima semana, a avaliar pelo comportamento dos mercados internacionais, os preços dos combustíveis em Portugal não devem sofrer alterações. Isto depois de na passada segunda-feira os preços da gasolina terem descido, ao contrário do gasóleo, que aumentou.

No caso da gasolina, o valor de referência ficou nos 1,574 euros, enquanto o gasóleo passou a custar 1,444 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem de ter ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 17 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 9 cêntimos por litro. O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.

Segundo os mesmos dados - que têm um desfasamento temporal de uma semana - o preço médio do litro da gasolina nas bombas é de 1,548 euros em Portugal, enquanto que a média dos países da zona euro é de 1,524 euros. No caso do gasóleo, o preço médio do litro ronda os 1,394 euros em Portugal, acima dos 1,387 euros praticados nos 17 países do euro.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 23:08 | comentar | favorito