Combustíveis vão subir "ligeiramente" em alguns postos
Os mercados apontam para uma subida dos preços que deverá rondar meio cêntimo, disse ao Económico fonte d'Os Mosqueteiros.
Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, o gasóleo desceu 0,91% e a gasolina subiu 0,90%, podem antecipar-se dois cenários: Ou os preços sobem ligeiramente ou ficam inalterados a partir de segunda-feira.
Fonte d'Os Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) disse ao Económico que "na próxima semana a tendência será para uma subida muito ligeira em todos os produtos, que não deverá ultrapassar meio cêntimo".
Por outro lado, na Galp, que é líder de mercado, os preços devem ficar inalterados: "As cotações do gasóleo e da gasolina nos mercados europeus mantiveram-se relativamente estáveis, depois da queda abrupta da semana anterior", explicou fonte da empresa.
No acumulado do mês de Agosto - e depois de três semanas consecutivas de quedas - o preço do litro da gasolina desceu 5,5 cêntimos enquanto o do gasóleo recuou 4,5 cêntimos, registando a maior descida mensal do ano.
Ainda assim, o preço de referência do litro de gasolina em Portugal está actualmente nos 1,574, enquanto o gasóleo vale 1,379 euros. Isto quer dizer que os portugueses continuam a pagar dos combustíveis mais caros da União Europeia, segundo dados de Bruxelas.
As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
fonte:http://economico.sapo.pt/