Preço dos combustíveis desce três cêntimos

Tal como o Económico antecipou na última sexta-feira, o preço dos combustíveis baixou em todos os postos do país.

No caso da Galp, líder de mercado, o preço de referência da gasolina e do gasóleo desceu três cêntimos, avançou fonte da empresa ao Económico. Nos postos da petrolífera nacional um litro de gasolina custa agora 1,559 euros, enquanto o gasóleo vale 1,384 euros. São os preços mais baratos entre as quatro maiores petrolíferas a operar em Portugal.

No mesmo sentido, a Repsol cortou o preço da gasolina e do gasóleo em 2 cêntimos. Na petrolífera espanhola um litro de gasolina sem chumbo 95 passou a custar 1,576 euros enquanto o gasóleo passou a valer 1,396 euros.

O mesmo sucedeu na Cepsa, que desceu o preço de referência de ambos os combustíveis. Um litro de gasolina custa agora 1,569 euros e um litro de 'diesel' vale 1,394 euros, menos dois cêntimos que na semana passada.

Nos postos da BP só o 'diesel' ficou mais barato. Aqui, um litro de gasóleo passou a custar 1,399 euros, menos 1,6 cêntimos que na semana passada, ao passo que a gasolina ficou inalterada nos 1,589 euros.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição entre os 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o cenário altera-se. O preço da gasolina desce para a nona posição, enquanto o do gasóleo sobe para o quinto lugar do 'ranking' europeu.

Segundo os mesmos dados - que têm um desfasamento temporal de uma semana - o preço médio do litro da gasolina nas bombas é de 1,554 euros em Portugal, enquanto que a média dos países da zona euro é de 1,517 euros. No caso do gasóleo, o preço médio do litro ronda os 1,362 euros em Portugal, acima dos 1,355 euros praticados nos 17 países do euro.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 13:39 | comentar | favorito