Combustíveis descem até três cêntimos na próxima semana

São boas notícias para os portugueses. Abastecer o depósito vai ficar mais barato a partir de segunda-feira.

O comportamento dos mercados antecipa uma descida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. E tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, ambos desceram esta semana 1,11% e 4,51%, respectivamente, antecipa-se uma descida dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.

Nas duas últimas semanas, as quedas foram mais expressivas. O gasóleo tombou 8% e a gasolina devalorizou 5%. Por isso, esta semana, "a descida dos preços nas bombas vai ser mais acentuada que o habitual", disse ao Económico fonte do sector.

Contactada pelo Económico, fonte dos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) disse que "os combustíveis vão descer na próxima semana, a acompanhar os movimentos das cotações de mercado, sendo que o preço da gasolina e do gasóleo poderá diminuir em média entre dois a três cêntimos por litro a partir de segunda-feira", salientou fonte da empresa.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,589 euros enquanto o do gasóleo vale 1,414 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição entre os 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o cenário altera-se. O preço da gasolina desce para a nona posição, enquanto o do gasóleo sobe para o quinto lugar do 'ranking' europeu.

Segundo os mesmos dados - que têm um desfasamento temporal de uma semana -  o preço médio do litro da gasolina nas bombas é de 1,554 euros em Portugal, enquanto em Espanha, por exemplo, ronda os 1,323 euros. Ou seja, há uma diferença de 0,23 euros por cada litro.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 12:33 | comentar | favorito