Preços dos combustíveis descem mas só em alguns postos

Gasolina e o gasóleo devem ficar ligeiramente mais baratos nos postos de marcas próprias na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Segundo dados da Bloomberg, o preço da gasolina nos mercados internacionais desceu esta semana 0,43%, enquanto as cotações do gasóleo recuaram 0,23%, o que permite antever dois cenários possíveis: ou os preços descem ligeiramente ou ficam inalterados.

Contactada pelo Económico, fonte dos Mosqueteiros (que controla os supermercados Ecomarché e Intermarché) diz que "os preços dos combustíveis nas bombas acompanham os movimentos das cotações de mercado, sendo que o preço da gasolina poderá registar uma descida ligeira".

Já a BP avança que, a manter-se a tendência das cotações nos mercados internacionais, os preços dos combustíveis nas bombas vão ficar inalterados na próxima semana.

Mas há excepções. Esta semana, todas as petrolíferas subiram os preços dos combustíveis em Portugal, o que não aconteceu na Galp, que manteve os preços. E como a descida das cotações nesta semana não anulou a subida da semana anterior, a petrolífera nacional poderá proceder agora a essa actualização em alta. Caso se confirme esse cenário, será a primeira subida do preço do gasóleo por parte da Galp desde o dia 11 de Abril.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,594 euros enquanto o do gasóleo vale 1,384 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

fonte:http://economico.sapo.pt/

publicado por adm às 22:27 | favorito