Portugueses fazem filas em Espanha para abastecer depósito dos carros

Com o preço dos combustíveis a atingir níveis históricos, são cada vez mais as pessoas que se deslocam aos postos de abastecimento nas zonas de fronteira com Espanha para atestar os depósitos dos seus automóveis.

Na gasolineira Los Pinos Casares d’asa, em Valência de Alcântara, a 1Km da Fronteira de Galegos, próximo da vila portuguesa de Marvão, é comum registarem-se longas filas de carros de matrícula portuguesa.

Contudo,   e segundo o proprietário,   Jesus Casares, a subida vertiginosa dos preços em Portugal, tem feito disparar os níveis de vendas na gasolineira espanhola, com valores idênticos aos registados em 2008, ano em que a tonelada da gasolina 95 atingiu o máximo histórico de 759, 03 euros.

Até há algum tempo atrás as gasolineiras espanholas eram procuradas na maior parte dos casos por automobilistas residentes junto às zonas de fronteira, mas a grande diferença entre os preços dos combustíveis nos dois países tem levado consumidores de zonas mais longínquas a optar por atestar as suas viaturas em terras de “nuestros hermanos”.

Além dos combustíveis os portugueses acabam por adquirir outro tipo de produtos, nomeadamente destinados à agricultura ou simplesmente bens alimentares, como adiantou Hermínio Loureiro, residente na localidade de Escusa, em Marvão.

Na estação de serviço espanhola da marca repsol, visitada hoje pela RP o gasóleo custa 1,302 euros por litro, a gasolina 95 (1,336 euros) e a gasolina 98 – (1, 450 euros).

Em Portugal a mesma marca regista para o litro do gasóleo 1,409 euros; a gasolina 95 (1,569 euros) e a gasolina 98 (1,699 euros).

fonte:http://www.radioportalegre.pt/i

publicado por adm às 23:29 | comentar | favorito
tags: