Consumo de gasóleo volta a aumentar em Outubro
O consumo de combustíveis rodoviários diminuiu, em Outubro, 4,6% quando comparado com o mesmo mês de 2012. Já face a Setembro a evolução foi oposta, tendo sido registado um aumento de 0,12%, de acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral de Energia, no dia 31 de Dezembro.
A contribuir para este comportamento mensal esteve o gasóleo, cujo consumo cresceu 0,12%, bem como o GPL, segmento que verificou um aumento de vendas de 0,67%.
Já analisados os dados em termos homólogos continua a verificar-se uma quebra generalizada. Em termos totais, o consumo de combustíveis rodoviários diminuiu 4,6% quando comparado com Outubro de 2011.
As maiores quedas são as da gasolina, que no conjunto diminuiu 5,6%. As vendas de gasolina sem chumbo 98 octanas caíram 10,6%, em Outubro, e as de 95 octanas diminuíram 5,2%. Já o gasóleo registou uma quebra de 4,4%.
O GPL é a excepção. As vendas deste combustível aumentaram 6,4% no último ano.
O consumo de combustíveis tem vindo a diminuir, a reflectir, numa primeira fase o aumento dos preços dos combustíveis. E, numa segunda fase, a perda de poder de compra por parte das famílias, que viram os seus rendimentos diminuírem, pelo aumento de impostos e pelo aumento do desemprego, que retirou rendimentos a muitas famílias.
Os últimos dados disponíveis referem-se a Outubro, mas no último ano tem-se verificado um alívio nas quebras de combustíveis. Houve aliás alguns meses com saldos positivos, quando comparado com os meses imediatamente anteriores
fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/e