Combustíveis descem na próxima semana

O comportamento dos mercados antecipa uma descida do preço dos combustíveis a partir de segunda-feira.

O custo de ambos os combustíveis nos postos de abastecimento vai ser revisto em baixa a partir de segunda-feira. As descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

A contribuir para a queda dos preços esteve a descida das cotações da gasolina (4,71%) e do gasóleo (3,84%) nos mercados internacionais, que acompanham a desvalorização do crude (2,96%). A valorização do euro face à 'nota verde' - que atingiu esta semana máximos de dois anos - também vai ajudar à queda dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

O preço de referência do litro de gasolina em Portugal é actualmente de 1,535 euros. Já o gasóleo vale 1,375 euros por litro. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o décimo mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição entre os 27 países do espaço comunitário.

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 23:54 | favorito