Hipers voltam a liderar vendas de gasolina e gasóleo em 2012

Estudo revela que quota de mercado na gasolina ascende a 30%, contra os 26% da Galp.

Os postos de abastecimento da grande distribuição lideraram, pelo segundo ano consecutivo, as vendas de combustíveis, em volume. De acordo com o estudo da consultora KantarWorldpanel, divulgado pela Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED), a quota de mercado dos postos detidos, por exemplo, pelo Pingo Doce ou Jumbo, chegou aos 34% no gasóleo, contra os 32% da Galp, principal operador no mercado português.

Na gasolina, os hipers voltam a destacar-se com uma quota de 30%, face aos 26% também da gasolineira liderada por Ferreira de Oliveira.

O mesmo estudo revela que no total do segmento dos consumidores particulares, incluindo o GPL/Gás, a quota de mercado dos supermercados e hipermercados situou-se nos 31,6%, ultrapassando os 30,6% conseguidos pela Galp, que ocupa a segunda posição.

Ao nível dos preços os hipers voltam a marcar a diferença face aos operadores tradicionais, com um custo de mais de 16 cêntimos mais baixo tanto na gasolina como no gasóleo.

De acordo com o comunicado da APED, mantém-se a tendência de queda no consumo, com uma diminuição de 4% em 2012 face a 2011. Esta redução é justificada com o facto de "os consumidores abastecerem menos litros cada vez que vão às bombas de combustíveis. O volume médio por abastecimento caiu 4% em 2012", pode ler-se no comunicado.

Perante este cenário, a directora-geral da APED, Ana Trigo Morais, realça que "os postos da distribuição moderna foram os únicos a ganhar clientes em 2012, o que vem também reforçar a importância do sector enquanto 'player' activo no segmento para particulares do mercado dos combustíveis".

fonte:http://economico.sapo.pt/n

publicado por adm às 22:16 | comentar | favorito