Venda de gasóleo cai quase 10% em Portugal

A venda de gasóleo, que representa dois terços do consumo em Portugal, caiu quase 10% nos primeiros seis meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Em causa, está uma redução à volta de 200 mil toneladas.

Até junho, foram comercializadas cerca 2,1 milhões de toneladas de gasóleo, o que compara com os 2,3 milhões do primeiro semestre de 2011, segundo contas feitas pela Lusa, a partir dos dados mensais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O consumo de gasóleo registou em junho uma queda de 8,5%. É o recuo mais acentuado do ano, até agora. Logo em janeiro, verificou-se uma quebra, de 6,3 por cento. A partir daí, os números agravaram-se, mês após mês.

As gasolinas também mantêm a tendência de queda, com as vendas a caírem 22,0% na gasolina sem chumbo 98 e de 8,3% na gasolina 95, que é a mais consumida.

De acordo com a DGEG, no mês de junho, os combustíveis apresentaram um agravamento do preço médio, na ordem dos 4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, uma tendência que se tem vindo a acentuar desde então, com um novo ciclo de subidas dos preços.

Surge este balanço no dia em que o preço do gasóleo e da gasolina voltou a subir. Os combustíveis estão até três cêntimos mais caros, naquela que é uma das maiores subidas do ano.

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/

publicado por adm às 22:56 | comentar | favorito